Pilates para prevenção e tratamento de doenças

0
570
Pilates

Além de tantos benefícios do pilates para a mente e o corpo, a atividade ainda pode ser grande aliada na prevenção e tratamento de doenças.

O pilates é uma das formas de exercício mais completas e benéficas para a saúde e uma ótima maneira de prevenir ou acabar com dores na coluna, musculares, entre muitas outras doenças.

A modalidade trabalha respiração, postura, musculatura, equilíbrio, entre outras áreas, que, combinadas, tornam-se um importante método na prevenção e alívio dessas doenças. Confira algumas delas:

Problemas de coluna

Este é um dos benefícios mais conhecido do pilates. Claro que para quem está com graves problemas e fortes dores, a atividade física precisa ser moderada e acompanhada por profissionais habilitados.

Entretanto, para a prevenção o pilates é uma das melhores recomendações. O método conta com diversos exercícios voltados para o fortalecimento músculos das costas responsáveis por manter as vértebras e suas articulações no lugar certo.

Os exercícios aliviam dores e evitam futuros problemas como hérnias de disco, protrusão discal, espondilólise, escoliose, cifose, lordose, entre outros.

Lesões musculares

É devido ao forte condicionamento muscular que o pilates é tão recomendado para os mais diversos públicos.

Ao trabalhar a força e a resistência dos músculos, o pilates ele age na saúde do corpo como um todo, trazendo melhor condicionamento físico. Este fortalecimento é excelente para a prevenção e alívio de lesões musculares.

Doenças mentais e neurológicas

Sabemos que o corpo e mente estão conectados e a saúde de um depende do outro. Um bom condicionamento física irá refletir também na saúde mental.

Quem pratica pilates, assim como outras atividades físicas, melhora de forma geral seu estado mental devido à produção de endorfina, substância responsável pela sensação de bem estar.

A consciência corporal promovida pelo Pilates aumenta o controle e a coordenação motora dos praticantes.

Além disso, o Pilates também trabalha a respiração — o que aprimora a oxigenação do cérebro, estimulando a formação de novas conexões, diminuindo o estresse e melhorando a concentração e o raciocínio.

Além do bem estar e diminuição do estresse, diminuindo as chances desenvolver ou prevenir males como o transtorno de ansiedade e a depressão, a atividade também oferece melhoras em doenças como Parkinson, Alzheimer, esclerose múltipla, paralisia cerebral, entre outras.

Doenças reumáticas

Como o pilates desenvolve o fortalecimento corporal, o método já é bastante reconhecido por quem sofre com ou quer evitar doenças reumáticas.

Algumas delas são osteoporose, tendinite, bursite, artrose, artrite, entre outras. O movimento lento e fluido vai ajudar no recrutamento de mais fibras musculares, evitando o movimento errado.

Doenças de coração

O pilates tem potencial de prevenir fatores de risco cardiometabólicos, já que concilia exercícios posturais e de concentração, com foco na musculatura das costas e abdominal.

Pesquisas demonstraram que o pilates é eficaz em reduzir o volume adiposo intra-abdominal, que pode sobrecarregar órgãos vitais como fígado, pâncreas e músculo esquelético.

Ment Corp

A Ment Corp está localizada na Braz Leme, em Santana, São Paulo. Marque uma aula experimental!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here